domingo, 19 de agosto de 2012

A redenção de Deus: sobre o diabo e a inocência







No dia 22 de agosto, quarta-feira às 19:00, a Via Verita estará lançando o primeiro livro de sua coleção de teologia: Fides et ratio. O volume foi escrito pelo Alexandre Marques Cabral e pelo Jonas Rezende. O título do livro é: "A redenção de Deus ou sobre o diabo e a inocência". O livro é uma tentativa de pensar uma "religião para além do bem e do mal", uma experiência religiosa da inocência, na qual o diabo não é imediatamente associado com aquilo que precisa ser combatido, mas como um elemento constitutivo da própria renovação da vida e da existência. A partir de uma tentativa de recontar o mito da queda do diabo e de redescrever o jardim do Éden antes da queda, os autores abrem uma possibilidade única de pensar a redenção de Deus, e, por conseguinte, a nossa também. Eis abaixo uma passagem bem significativa do livro:

"No jardim, a precariedade faz de tudo um jogo de raridades. Tudo é especial e pleno porque a qualquer momento pode dizer adeus. É como um cometa: frágil, enigmático, belo e raro. Ao dizer adeus, o cometa torna mais especial a raridade de sua presença. Em meio ao jardim, a lógica é a mesma. Qualquer toque desmorona esse “castelo de areia”. Ele está suscetível ao influxo de diversas forças de destruição. Porém, por ser totalmente frágil, ele é totalmente belo. Talvez, o único termo que dê conta deste mistério é detalhe. Detalhes são sempre personagens descartáveis que poderiam não estar ali e tudo continuaria a ser como é. No caso do jardim, tudo é detalhe, mas não obsoleto. O que aparentemente é molecular e descartável, torna-se necessário e essencial. Todos são importantes para a configuração do todo. Tudo é necessário; mas tudo é efêmero e fugaz. É a necessidade do contingente que faz do jardim uma obra de arte composta de uma miríade de detalhes que se tornaram essenciais".

No evento de lançamento, no dia 22 de agosto às 19:00 horas, haverá uma mesa de debate comigo, com um monge zen budista e com um pastor presbiteriano, além dos dois autores.



Nenhum comentário:

Postar um comentário