sábado, 27 de julho de 2013

VI Congresso Internacional “Questões fundamentais da hermenêutica filosófica: ‘A hermenêutica da obra de arte’”


Senecio. Paul Klee (1924)
 
08 a 11 de outubro de 2013
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, RJ, Brasil. 
 

Promoção e apoio:

Sociedade Brasileira de Fenomenologia (SBF)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)
 

Conferencistas confirmados:

Günter Figal (Universidade de Freiburg)
Klaus Krueger (Freie Universität Berlin)
Lydia Goehr (Universidade de Columbia)
Paulo D’Angelo (Universidade de Roma)
Marco Antonio Casanova (UERJ)
Rosa Maria Dias (UERJ)
Michael Steinmann (Stevens Institute of Technology)
Luiz Camillo Osório (PUC-RJ)
Georgia (UFMG)
Paulo Cesar Duque Estrada (PUC-RJ)
Patrick Pessoa (UFF)
Bernardo de Barros Coelho (UFF)
Luiz Rohden (UNISINOS)
Gilvan Fogel (UFRJ)
 

Apresentação: 

O VI CONGRESSO INTERNACIONAL “QUESTÕES FUNDAMENTAIS DA HERMENÊUTICA FILOSÓFICA: ‘A HERMENÊUTICA DA OBRA DE ARTE’” possui como intento primordial promover a discussão, por meio de conferências, palestras, debates e minicursos, do estatuto contemporâneo da obra de arte e da filosofia da arte. Essa discussão, por sua vez, não se movimentará no interior de um horizonte conceitual não delimitado, mas se estruturará antes a partir das contribuições fornecidas pela tradição da hermenêutica filosófica desde a sua origem. Autores clássicos como Friedrich Schleiermacher, Wilhelm Dilthey, Martin Heidegger, Hans-George Gadamer, Paul Ricoeur e Jacques Derrida, além de autores ainda vivos como Jean-Luc Marion e Günter Figal tornam-se, com isto, paradigmáticos para a consecução do objetivo proposto, o que significa dizer que grande parte das discussões do referido congresso girarão em torno deles ou de parte de seus conceitos. Trata-se, assim, de uma tentativa de investigar em primeiro lugar até que ponto a hermenêutica filosófica pode contribuir para uma reflexão consistente acerca da obra de arte e, em segundo lugar, de buscar um prosseguimento dos esforços da tradição hermenêutica em torno do problema da arte. O que procuramos aqui é alcançar antes de tudo uma visão clara acerca das perspectivas que se revelam hoje para a relação entre filosofia e arte, assim como até que ponto ainda é possível operar com conceitos tradicionais como mimesis, formação do gosto, prazer desinteressado e genialidade entre outros e com concepções que atribuem à arte o lugar de determinação histórica.


Modalidades de apresentação

Mesa Temática:

Participantes: Doutores (máximo 04 participantes por mesa), sendo organizada por um coordenador. Documento de submissão: título da mesa; resumo da temática; dados de identificação dos participantes: nome, e-mail, categoria profissional (professor, professor associado, pesquisador) e endereços institucionais completos. O coordenador da mesa é responsável pela organização e submissão do documento com a proposta.

Comunicação

Participantes: doutores, doutorandos e mestres. Documento de inscrição: título, nome,  e-mail, titulação, endereço institucional completo, resumo com 20 linhas (máximo), três palavras-chave. Tempo de apresentação: 20 min, 10 min de discussão.

Pôster

Participantes: alunos de Iniciação à Pesquisa, estudantes de pós-graduação, mestres e doutores. Documento de submissão: título, nome, e-mail, titulação, endereço institucional completo, resumo com 20 linhas (máximo), três palavras-chave, agência de fomento e orientador (se for o caso). Comissão Organizadora sugere um modelo de Pôster, com alguns campos definidos e com os demais espaços disponíveis para o autor. Recomenda-se minimizar o texto e valorizar o uso de estruturas esquemáticas, tópicos, e recursos gráficos que permitam a leitura rápida pelo público e a orientação na exposição oral do autor. Os Pôsteres serão expostos em sessão de 60min. O modelo de Pôster será enviado ao autor pela Comissão Organizadora após a avaliação das propostas.


Submissão

Os documentos de inscrição deverão ser enviados por e-mail, discriminando no campo “assunto” a categoria pretendida. Endereço para submissão: hermeneuticaearte@gmail.com
 
Data limite para o envio de submissões: 18/06
Resultado das submissões: 01/07

Taxas de Inscrição
            Professores e profissionais

50,00 – até 31 de agosto de 2013

80,00 – até 31 de setembro de 2013

100,00 – até o dia do evento.


Estudantes:

30,00 – até 30 de agosto de 2013

60,00 – até 31 de setembro de 2013

80,00 – até o dia do evento.

 Pagamento da inscrição:

Os pagamentos deverão ser feitos por meio de depósito na seguinte conta da THAL PRODUÇOES ARTISTICAS, entidade responsável pelo evento:

               BANCO ITAU
               AG 8721
               C/C 04886-9
               CNPJ 09.425.403/0001-57 

Após efetuar o depósito, enviar uma cópia do comprovante por e-mail ou correio normal.

O endereço para o envio postal é: Estrada do Rio Morto 95, Casa 102, Bloco 13, Vargem Grande, Rio de Janeiro, CEP: 22783210

O endereço de E-mail para o envio do comprovante escaneado é: hermeneuticaearte@gmail.com  

 

Informações e contato: hermeneuticaearte@gmail.com

 

Comissão organizadora e científica:

Marco Antonio Casanova (UERJ)

Alexandre Marques Cabral (UERJ)

Fernando Fragoso (UFRJ)

Rosa Maria Dias (UERJ)

Paulo Cesar Duque Estrada (PUC-RJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário